sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Um pouco de Português

Voltei rapaziada! E dessa vez pra falar de uma matéria que não é da minha área (e que eu odeio por sinal) só pra não dizerem que eu só coloco aqui as matérias que eu gosto. Afinal, eu tenho que mostrar que o meu blog é interessante e útil para todas as pessoas, sejam elas da área de humanas, tecnológica, biomédica ou de lazer.

Verbo "coisar"
Sabe quando você está contando aquela história super interessante e, de repente, você esquece o nome de alguém? Então o que você faz? Chama de coisa. Ex: "... aí eu e a coisinha estávamos completamente bêbadas...". Agora, 'coisa' não é usada apenas para substantivos, mas também tem a variação para o verbo. Olha que espetáculo!:
Eu coiso
Tu coisas
Ele coisa
Nós coisamos
Vós coisais
Eles coisam
Agora a aplicação em uma frase: "... então eu e o coisa não paramos de... de... como é mesmo? Aaah... de coisar no meio da festa...". ( Isso aqui está melhor que "Soletrando").

Verbo polir
Vamos observar a conjugação do verbo no Presente do Subjuntivo:
Que eu Pula
Que tu Pulas
Que ele Pula
Que nós Pulamos
Que vós Pulais
Que eles Pulam
Imagine agora uma socialite que mora no décimo quinto andar instruindo a pobre coitada da Maria na hora da limpeza: " Maria, pula essa janela por favor...". Já viu o estrago?

Curiosidades
- A diferença entre poesia e poema:
Você sabe qual é? Poesia é a sensação, o sentimento. É quando, por exemplo, você está apaixonada (o) e ouve o canto dos passarinhos e sente cheiro de rosas mesmo em um ônibus lotado às 6 e 40 da manhã. Poema é essa sensação por escrito, em forma de versos.
- Você sabia que carnívoro e sarcófago possuem o mesmo significado? Pois é, pode acreditar.
- Você sabia também que pugna significa luta e que cinesíforo significa motorista? Agora imagina o problema que seria se você de repente falasse: "Ô seu cinesíforo, eu fiz sinal pra descer no outro ponto!"
- Sabia também que vagalume era chamado de cagalume? Devido ao fato deles emitirem luz pelo... deixa pra lá. Como era muito feio falar assim, decidiram transformar em vagalume. E ainda conseguiram enfiar um tal de 'pirilampo' na história! (o.O)

Capacidade do povo brasileiro
- Forró:
A maioria das pessoas que eu conheço conhece essa história, mas como não são apenas elas que lêem meu blog (acredito eu) eu vou contar por desencargo de consciência. Na região do nordeste, onde é comum esse ritmo, haviam constantes festas com a música típica que encantavam os estrangeiros que vinham para cá. Eles diziam adorar essas comemorações, pois nelas não havia preconceito e todos eram recebidos de braços abertos. Logo, passaram a chamá-las de festas for all (para todos). E aí o brasileiro, com aquele jeitinho que só ele tem, transformou em forró.
- Bicho carpinteiro:
Para começar, o que seria a porcaria de um bicho carpinteiro?? É aquele piolho que acorda todo dia bem cedo pra garimpar a sua cabeça?
As pessoas costumam dizer que aquele indivíduo muito agitado está com o bicho carpinteiro. Tudo começou como bicho no corpo inteiro. E mais uma vez... lá foi o brasileiro.
- Cospido e escarrado:
Alguém pode me dizer o que significa uma pessoa cospida e escarrada?? Na Idade Média, assim como hoje, as pessoas valorizavam muito a estrutura, a forma das coisas. Diz-se que as esculturas mais perfeitas são as esculpidas em mármore Carrara. Logo, quando se queria elogiar alguém, dizer que era reproduzida (o) com perfeição, se dizia que essa pessoa era esculpida em mármore Carrara... ¬¬ daí já viu, né...
- Vila Valqueire:
Na época do império no Brasil, as regiões eram divididas em fazendas pertencentes aos capitães, que depois passaram a ser chamados de coronéis. Uma das formas de medida que facilitou na estipulação das áreas é o alqueire. Essa região era o V alqueire. A habilidade foi demonstrada mais uma vez e V alqueire se transformou em Vila Valqueire.
- Whoop there it is:
Esse nem merece ser comentado. Faz parte de um rap americano e é repetido várias vezes para animar quem está ouvindo. ¬¬ Só aqui pra ser transformar em "Uu, tererê".

Um comentário:

T. disse...

hahahahhahaha
amei o Uu Terere!!!

rs
tá ótimo, amiga