domingo, 10 de agosto de 2008

Terra do Nunca?

Dia desses eu estava na casa da minha mãe assistindo com ela o filme Em Busca da Terra do Nunca, com o Johnny Depp (maravilhoso ele!) e uma cena do filme de chamou a atenção. Na cena, um dos filhos de Sylvia Davies (Kate Winslet) vai à procura de James Barrie (Johnny Depp) por estar preocupado com o estado de saúde delicado da mãe. Apesar de ser o mais velho de quatro irmãos, o garoto não deve passar dos 15 anos. Após uma breve conversa, James olha pra ele e diz algo do tipo: “ - É fascinante! Você acaba de crescer. Nesses últimos trinta segundos você cresceu.”.
Depois disso eu fiquei com a cena na cabeça e comecei a me perguntar: Será mesmo que alguém pode crescer em trinta segundos? Qual será exatamente o momento do nosso crescimento? Será que é quando fazemos 18 anos? Ou então depois da primeira vez? Já sei! Deve ser quando temos tantas responsabilidades acumuladas, que já não podemos simplesmente fingir que ainda somos crianças e precisamos que encarar a realidade. A verdade é que eu não sei de nada, e essa pergunta vai ficar martelando na minha cabeça até eu encontrar uma resposta satisfatória.
Eu ainda fico impressionada com a maneira que a sociedade decide o nosso status. Fiz 18 anos ontem, e há duas semanas atrás meu pai dizia numa conversa com amigos que eu só seria considerada 'legalmente capaz' depois disso. Como é que pode? Eu uma semana você não é capaz, e na outra já é! Um dia você dorme criança e no outro acorda adulto! Eu continuo achando que ser adulto perante a lei não quer dizer porcaria nenhuma.
O ideal seria se nós pudéssemos chegar na melhor idade e simplesmente 'congelarmos' nela, igual ao Peter Pan. Mas aí vem outro problema. Qual é a melhor idade? Para os mais jovens, o legal é ser adulto para poder entrar em qualquer lugar, dirigir, morar sozinho, casar - isso porque a gente só quer casar quando não pode - , ser preso... esquece, isso não. E para os adultos, bom mesmo era aquele tempo em que se morava com a mamãe e não era necessária pagar contas, se podia encher a cara e falar besteira porque ainda haveria muito tempo pra esquecer e ainda por cima toneladas de pizza podiam ser devoradas, que o corpinho sarado continuava o mesmo, afinal, por pior que tivesse sido o passado ele é, sem dúvida, muito melhor que o presente. Rs, ainda tem a terceira idade, que dizem ser muito boa também. Pelo menos é o que os cartazes anunciando 'o baile da melhor idade' no clube aqui perto de casa tentam mostrar. E para os satisfeitos como eu (eu acho), a melhor idade é aquela que se está vivendo no momento, pois temos que curtir o que nos é dado agora. Carpe Diem, já dizia uma escola literária que eu não me lembro agora...

2 comentários:

Mauricio Henriques disse...

Está inspirada hein Negrinha....
Carpe Diem é a celebre frase do filme Sociedade dos poetas mortos

Anônimo disse...

É VERDADE QUE VAGALUME SE CHAMAVA CAGALUME? kkkkkkkk