sexta-feira, 6 de julho de 2007

Andar de ônibus


Acho que eu ando de ônibus antes mesmo de andar com minhas próprias pernas. Faz parte da lei natural das coisas. Você nasce, cresce, anda de ônibus, se reproduz, anda de ônibus e morre. Acontece que há um ano e pouquinho esse hábito se intensificou loucamente. Depois que eu fui estudar no Méier eu passei a pegar ônibus todo santo dia... várias vezes por dia. Minha rotina se modificou quase que completamente. Isso porque antes de ir para o GPI, eu só pegava ônibus segundas e quartas, pra ir pro cursinho de inglês, ou quando eu precisava ir ao médico, shopping, essas coisas. Agora minha vida ficou mais louca ainda.
A loucura começa a fazer parte da minha vida - se já não faz o tempo todo - por volta das sete e dez da manhã, quando eu me encontro no ponto, geralmente atrasada, esperando o navio negreiro. Um mau-humor matinal me consumindo e de repente lá vem ele. Milhares de rostos colados no vidro e então um movimento quase que automático. Putz! Quando eu vejo, já fiz sinal pra uma dessas carroças lotadas. O pior é que eu odeio ônibus! Ainda mais quando ele está cheio. Você entra num ônibus lotado e é obrigado a ficar na mesma posição durante toda a viagem. Aí dá aquela dorzinha na perna e você muda um pouquinho de posição e descobre que pisou em um pé. Então você olha pro chão e, quando consegue enxergá-lo, percebe que o pé que você pisou é o seu outro pé, que está dormente. Na hora de descer, é outro inferno. Você se esfrega num monte de pessoas que você não conhece. E elas nem ao menos te chamaram pro cinema ou te pagaram uma bebidinha, mas mesmo assim você se esfrega.
Acho que eu posso entrar em todas as comunidades relacionadas à ônibus que existem no orkut. "Eu odeio andar de ônibus" ou "Eu odeio ônibus lotado" ou até "Eu já peguei o ônibus errado"... E ainda tem isso. Pessoas desatentas como eu ainda correm esse risco! Na primeira vez que eu peguei um ônibus sozinha, eu peguei o ônibus errado e achei que estava perdida. Devia ter me convencido de que foi um experiência muito traumática e desistido pra sempre. Mas não. Às vezes eu acho que não tenho vergonha na cara...

2 comentários:

Mauricio Henriques disse...

Sou obrigado a tecer novos comentários....1) Você é maluca por natureza, não é o seu mundo que é louco, e sim você em carne e osso;
2) Ainda terá que andar muito de ônibus na sua vida;
3)Dependendo da pessoa no busão, aposto que vc adora se esfregar (um pretinho desdentado deve ser uma loucura para você);
4) Bem feito negrinha

Ju Sabbas disse...

Amanda, faz parte passar por essa experiência. Quem não nasce em família abastada, que pressupõe um motorista particular desde a infância, tem que enfrentar esta barra diária. Porém, na hora certa, vem a recompensa de ter seu próprio carro e não precisar mais pegar o busão.