sexta-feira, 20 de abril de 2007

Um pouco de Física

Na semana passada eu fui para a casa do meu irmão ajudar a preparar a festa do meu afilhado. Lá, percebi que o chuveiro ainda tem aquela cortina de plástico que quase não se vê mais. Tomando banho, me veio um pensamento à cabeça: "Por quê o plástico gruda na gente na hora em que entramos no box?". Eu tive que perguntar para o professor Alexandre (por sinal muito charmoso) na Terça. Ele me deu uma explicação brilhante: ao entrarmos no box, deslocamos uma massa de ar equivalente à nossa. Com isso, fazemos com que a pressão do lado de fora da cortina seja maior do que a de dentro, o que provoca a aproximação dela com o nosso corpo. O fato de o plástico grudar se deve à humidade da pele.
Achei a resposta muito interessante, apesar de ainda acreditar na eletricidade estática e na atração de corpos mencionada no post anterior. Isso me levou a outro pensamento: "Será que se esse processo for ao contrário nós levantaremos vôo dentro do banheiro?". Pelo menos ia ser interessante...


Um comentário:

Unknown disse...

Para de estudar, por favor.