sexta-feira, 27 de abril de 2007

Superstição

su.pers.ti.ção sf 1. Sentimento de veneração religiosa que se funda no temor ou na ignorância e que leva ao cumprimento de falsos deveres , a quimeras, ou a confiança em coisas fantásticas e ineficazes; 2. presságio infundado; crendice, credulidade.

Dia desses, me livrei de uma superstição e isso me fez pensar no quanto estamos vulneráveis às superstições.
Há alguns meses, me disseram que se eu usasse anéis nos polegares eu estaria afastando amores. Imediatamente eu tirei o anel e coloquei no bolso da calça. E mais: avisei a todas as pessoas conhecidas que também usavam sobre o perigo iminente que elas corriam de ficar sozinhas. É... demorou bastante até eu perceber que não tinha feito nenhuma diferença e que eu sentia falta do meu anelzinho.
Logo me vieram à mente outras crenças que, pensando bem, acabam sendo um atraso às vezes. Por exemplo:

~> Se cortarmos as unhas durante a noite, nossa mãe pode acabar morrendo.
Já pensou? Você tem aquela festa amanhã e passou o dia todo ocupada. Aí, você chega em casa de noite, faz limpeza de pele e massagem no cabelo mas se recusa a fazer as unhas porque pode acabar matando a mãe. No dia seguinte você acorda atrasada, faz as unhas da mão correndo, um penteado show de bola e uma maquiagem sensacional, mas sai com as unhas do pé parecidas com as de um macaco prego. Sua mãe pode morrer mesmo... de vergonha.

~> Se virarmos os sapatos para baixo e andarmos de costas a nossa mãe também pode morrer.
Você acabou de ter a pior briga do século com a sua mãe e está morrendo de raiva dela. Para se vingar, vira para baixo todos os sapatos da casa e começa a andar de costas. De repente, durante o seu "ritual macabro", você tropeça em um dos calçados e cai toda torta no chão. Nesse caso sua mãe vai morrer é de rir.

~> Bater na madeira "isola" coisas ruins.
Isola aonde? Na própria madeira? Se esse é o caso, então você vai ter que sair jogando todas as portas e mesas da casa fora. Afinal, quem vai querer ficar com um isolante de azar em casa? Além do mais, o que você acha que está evitando ao bater em madeira? E o que você acha que vai acontecer se não bater? Bem, no mínimo evitar alguns machucados na mão você vai...

~> Se varrerem o seu pé você pode não casar (esse é clássico).
Iiiii varreram o seu pé?? Cuidado hein! Você pode ficar pra titia. Agora, se não varreram, sinto muito, mas você VAI ficar pra titia. Está encalhada mesmo. Vai aceitando...

~> Se no seu aniversário chover, isso quer dizer que você é uma pessoa malcriada.
Em 16 anos, eu não tive UM aniversário em que não tenha chovido e , modéstia à parte, minha mãe fez um trabalho excelente =P.
Em quase todas as festas ela obedeceu a uma outra superstição (algo como um contra-feitiço) para não chover. Ela comia uvas pulando sobre uma cadeira. A chuva continuava e ela ficava lá. Pulando e comendo uvas...

~> Jogar arroz na porta da rua quando alguém muito chato (que você não quer que volte) vai embora, afasta a pessoa.
Bem, o máximo que pode acontecer é arroz pegar nas costas da pessoa, ela perceber o que você está fazendo e você pagar um mico dantesco.
Essas "simpatias" mostram como essas besteirinhas do dia-a-dia dominam a gente...

2 comentários:

Thay disse...

amigaaa!
perfeito o que vc escreveu! (=

gostei de ver esse seu lado escritora! tá ótima, continue!

Ju Sabbas disse...

Adorei o texto! Minha linda, você está mandando muito bem! Bj,